sábado, 18 de maio de 2019

Operação investiga prefeito suspeito de desviar materiais de construção para uso particular

Prefeitura Municipal de Uniflor  — Foto: Reprodução/Street View

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (16) em Uniflor, no norte do Paraná. A operação investiga desvio de recursos públicos por meio de licitações da prefeitura do município.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o desvio era feito para a compra de materiais de construção. A suspeita é de que os itens adquiridos eram para proveito particular do Prefeito Alan Rogério Petenazzi (PSB), já que não estão sendo realizadas obras públicas na cidade.

Ainda segundo o MP, a outra suspeita é de que os dados inseridos no Portal de Transparência foram manipulados e alterados para impedir o conhecimento da população e dos órgãos de fiscalização sobre as mercadorias adquiridas e os valores efetivamente gastos.

Mandados

Os mandados, autorizados pelo Tribunal de Justiça, foram cumpridos no setor contábil, fazendário e de obras públicas da prefeitura.

Também foram cumpridos mandados na casa do Prefeito Alan Rogério Petenazzi (PSB), em uma chácara que pertence a ele no município de Cruzeiro do Sul, no noroeste do estado, e ainda, em duas empresas sediadas em Nova Esperança, no norte do Paraná.

Foram apreendidos documentos nos locais, porém o Gaeco não divulgou o teor deles. O coordenador do Gaeco no Paraná Leonir Batisti disse que recebeu a denúncia feita por dois vereadores da cidade.

Agora, o Petenazzi deve ser ouvido para dar sequência às investigações.

O que dizem os citados

O G1 tentou contato com o prefeito, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A prefeitura informou que ele está viajando e que ninguém mais está autorizado a falar sobre o assunto.