sexta-feira, 31 de maio de 2019

Chuva bate recorde de destruição no Paraná neste ano e Inmet alerta que vem mais

Casa atingida pela forte chuva na periferia de Curitiba

Em termos de ocorrências ambientais, não é exagero dizer que esta quinta-feira (30) foi o dia mais trágico do ano para o Paraná. Segundo informações da Defesa Civil Estadual, foram registradas dezenas de ocorrências em todo o Estado ao longo do dia, com 12 municípios atingidos mais severamente e 19.096 pessoas afetadas. Para esta sexta-feira (31) alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuvas na Capital e RMC, com precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia todo e ventos intensos (40 a 60 km/h).
Até então, o dia com maior número de ocorrências neste ano havia sido o 28 de maio, com nove registros em nove municípios e um total de 2.270 pessoas afetadas. Ontem, além do maior número de ocorrências, o número de afetados foi nove vezes maior e as situações, mais graves.
Segundo a Defesa Civil, 3.289 casas foram danificadas, sendo quase metade (1,5 mil) nos municípios de Pinhais e Piraquara, os mais afetados no Estado (com 9.402 pessoas). Já em Guarapuava, na região central do Estado, um bebê de oito meses morreu após ser arrastado por uma enxurrada durante a madrugada. Ele dormia em um dos cômodos da casa com os pais quando o muro da residência cedeu e a água invadiu o imóvel, arrastando o bebê para o lado de fora. Além disso, 15 pessoas permaneciam desalojadas e outras 9, desabrigadas.
Em Curitiba e região, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os estragos foram diversos por conta da chuva e granizo e as rajadas de vento, que chegaram a 80,6 km/h. Em alguns pontos da cidade, o granizo chegou a ter 4 centímetros de diâmetro. Houveram ainda casos de destelhamento nos bairros Boqueirão, Boa Vista e Portão e também registrou-se a queda de galhos e árvores nos bairros Uberaba, Jardim das Américas, Santa Quitéria, Mercês, Hauer, Água Verde, Bigorrilho, Cajuru e Boa Vista.
Para esta sexta-feira (31), o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial por conta de chuvas intensas que devem atingir Curitiba e diversos outros municípios do Paraná, principalmente da RMC, entre às 0 horas e às 20h59. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O tempo instável deve permanecer até o domingo, pelo menos.