terça-feira, 21 de maio de 2019

‘Texto alternativo’ da reforma da Previdência na Câmara foi ‘fake news’



Virou motivo de piada em parlamentares, usada para ridicularizar jornalistas inexperientes ou identificados como militantes de oposição, que noticiaram nos últimos dias a existência de um suposto “texto alternativo” da reforma da Previdência. Tudo não passou de fake news.
Para cada projeto em tramitação no Congresso há um relator que produz o respectivo substitutivo, texto baseado no projeto original ao qual são acrescentadas as “contribuições”. Esse é o “projeto alternativo” de que jornalistas e analistas de política tentaram transformar em uma espécie de “movimento” de rebeldia de parlamentares. O tal “texto alternativo”.
O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, cuidadoso para não ferir sensibilidades, chamou isso de “ruído de comunicação”, mas, experiente na prática legislativa, lembrou que  modificações à proposta do governo fazem parte do processo, “sempre foi assim no parlamento”.
Na última sexta-feira, o presidente da comissão especial que analisa a proposta de reforma, Marcelo Ramos (PR-AM), disse: “Nós hoje consideramos como hipótese a ideia de um projeto substitutivo ao projeto encaminhado pelo governo”, e não menciona qualquer “texto alternativo”.