sexta-feira, 31 de maio de 2019

Ibaneis manda secretário reabrir galpão que produz fumacê no Distrito Federal

Ibaneis manda secretário reabrir galpão que produz fumacê no Distrito Federal

Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), o secretário de Saúde do Distrito Federal (DF), Osnei Okumoto, solicitou a reabertura do Núcleo de Controle Químico e Biológico (NUCQB) da pasta, onde é preparado o fumacê, composto químico de controle dos mosquitos que transmitem dengue, zika e chikungunya. A iniciativa ignora a interdição do local pedida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e executada pela auditoria fiscal do Ministério do Trabalho.
A formalização da ordem do governador tem como base o fato de que o número de casos de dengue disparou no Distrito Federal, com 21 pessoas mortas pela doença nos primeiros cinco meses de 2019. E foi encaminhada ao titular da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), Divino Valero Martins.
“Diante do cenário epidemiológico da dengue no Distrito Federal e os notórios prejuízos causados à saúde pública oriundos da referida interdição, por determinação do Excelentíssimo Governador de Estado do Distrito Federal, Sr. Ibaneis Rocha, solicito reativação imediata dos serviços relativos às ações de prevenção e controle da dengue, de modo que as viaturas que espalham o ‘fumacê’ voltem a circular pelas ruas no combate a proliferação da referida doença”, escreveu Okumoto, no documento.