quinta-feira, 23 de maio de 2019

Australiano encontra pepita de ouro no valor de R$ 280 mil usando detector de metais.

Finders Keepers Gold Prospecting/BBC

Um australiano encontrou uma pepita de ouro de 1,4 kg com um detector de metais enquanto andava por uma região de minas de ouro em Kalgoorlie, na Austrália Ocidental. Uma loja local que vende equipamentos para garimpo compartilhou na internet fotos da pedra, avaliada em 100 mil dólares australianos (cerca de R$ 280 mil).

De acordo com Matt Cook, dono da loja, o autor da proeza, que prefere permanecer anônimo, é um garimpeiro amador local experiente. Cook contou que o garimpeiro encontrou a pepita de ouro em meio a arbustos, a cerca de 45 cm abaixo da superfície.

 "Ele entrou na minha loja e me mostrou a pepita na mão com um grande sorriso no rosto", disse Cook à BBC. "É um pouco maior que um maço de cigarros, e a densidade é incrível, muito pesada." Cerca de três quartos do ouro extraído na Austrália é produzido nos arredores da região de Kalgoorlie. Descobertas deste porte acontecem apenas algumas vezes por ano, segundo especialistas. Em geral, são encontrados vestígios menores de ouro..