sábado, 11 de maio de 2019

Justiça condena Governo do Paraná a reforçar policiamento em três cidades da região norte

Resultado de imagem para viatura da pm

A Justiça condenou o Governo do Paraná a reforçar o policiamento nas cidades de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira, cidades do norte do estado.

A decisão foi divulgada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quinta-feira (9) e proferida pela Justiça no dia 30 de abril.

A decisão considerou que o Governo do Paraná deve designar um escrivão e dois investigadores para a Delegacia de Polícia Civil de São João do Ivaí, além de enviar nove policiais militares para os destacamentos de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira.

Caso o Governo não cumpra a decisão, a Justiça determinou multa de R$ 10 mil por dia. Conforme a ação movida pelo MP, o déficit de policiais militares chega a 27% em todo o Paraná.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) disse que ainda não foi notificada da decisão.

A Polícia Militar (PM) informou que a defasagem de efetivo policial não é um problema apenas da região e que o Governo do Paraná sabe do problema. Ainda conforme a PM, as providências para contratações estão sendo tomadas.

A Polícia Civil disse que reconhece a falta de efetivo e que a quantidade de policiais nas delegacias é decidida de acordo com vários critérios.

Ainda conforme a Polícia Civil, ações públicas que partem de um ponto de vista local pioram a prestação de serviço, já que obriga a retirada de efetivo de outras comarcas com maiores demandas.