terça-feira, 7 de maio de 2019

Fim de prazo para regularizar título provoca correria ao TRE

Multidão no Tribunal Regional Eleitoral, nesta segunda-feira

Terminou nesta segunda-feira (6) o prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título. Por causa disso, a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba registrou muita fila de eleitores tentando regularizar a situação.
Segundo o TRE, até a última sexta-feira (3), havia 37.738 eleitores com o título passível de ser cancelado pela Justiça Eleitoral. No Paraná, eram 114.625 eleitores na mesma situação.
Os números dos títulos cancelados serão divulgados em 24 de maio.
Para regularizar, o eleitor precisava pagar multas referentes às ausências nas últimas três eleições, bem como comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.
O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal. O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.