sábado, 16 de maio de 2020

Em 4 dias, Enem já tem 2,8 milhões de inscritos



De acordo com dados compartilhados com a CNN, na manhã desta sexta-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,8 milhões de estudantes já se inscreveram para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcada para novembro deste ano.
Foram 2.890.756 inscritos para o modelo impresso e 95.722, para o digital. Em ambas as provas, os participantes farão avaliações com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. São elas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Já a redação será em formato impresso.
Parlamentares se unem em defesa dos estudantes pelo adiamento do Enem, nesta sexta-feira (15). Deputados e senadores de 12 partidos em 15 estados alegam que devido à pandemia do novo coronavírus, a prova deveria ficar para o ano que vem.
Segundo os congressistas da Frente Parlamentar Mista da Educação, que organizam o ato virtual, o exame precisa ser adiado para garantir condições mais igualitárias aos candidatos. “Cerca de 60% dos inscritos no Enem são alunos de escolas públicas, muitos sem acesso a um computador”, afirma a frente parlamentar citando algumas das dificuldades enfrentadas pelos jovens.
Entre outras queixas estão a falta de acesso à internet, bem como às condições ideias de estudo em casa.
Na semana passada, durante reunião de líderes do Senado, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reafirmou a intenção de manter o calendário original.
Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) disse ter debatido a possibilidade de adiamento da prova durante café com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Ele [Bolsonaro] ficou de avaliar e dar uma resposta. Melhor um diálogo que uma decisão do parlamento por projeto de lei”, disse Maia.
O presidente receberá no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (15), às 14h, o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Os estudantes podem fazer as inscrições para o Enem 2020 até o dia 22 de maio. Para se inscrever, os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova dentro do prazo, com o preenchimento de um formulário e – no caso de alunos sem isenção – o pagamento da taxa de inscrição, que neste ano custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas ou correios.
CNN Brasil