domingo, 31 de maio de 2020

Indignação pelo assassinato de George Floyd se espalha nos Estados Unidos



Uma onda de protestos varre os Estados Unidos, com marchas, incêndios e saques, desde de quarta-feira (27), após o brutal assassinato do negro George Floyd por um policial branco de Minneapolis.

Manifestação continuam neste fim de semana na Califórnia, Chicago, Mênfis, Nova Iorque, Oakland. Apesar da pandemia de Covid-19, milhares de pessoas saíram às ruas de Minneapolis desde o dia 27 de Maio, um dia depois de um vídeo dramático ter viralizado na Internet com as imagens um policial branco com o joelho no pescoço de Floyd, que agonizante disse:’Não consigo respirar’. logo depois faleceu -, o que detonou os protestos.
Essa frase tornou-se a palavra de ordem principal dos manifestantes desta nova onda de indignação contra uma longa história de racismo e massacres da população negra norte-americana.
‘Ser negro na América não deve ser uma sentença de morte’, disse o Presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey, falando sobre o trágico incidente.
‘Durante cinco minutos, vimos um oficial branco pressionar o joelho contra o pescoço de um homem negro. Durante cinco minutos. Quando se ouve alguém a pedir ajuda, é suposto ajudar. Este oficial falhou no sentido humano mais básico’, afirmou.