quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fim do lockdown causa aglomeração e protestos em Belém

Vacinação contra a gripe em Belém (Arquivo: 23/03/2020)

O primeiro dia após o fim de decreto de aplicação de lockdown, que restringiu a circulação de pessoas e proibiu a abertura de serviços não essenciais em 16 municípios paraenses, incluindo Belém, foi de movimentação intensa. Na capital paraense, ruas, feiras, mercados, supermercados e, sobretudo, o centro comercial e as periferias da cidade ficaram lotados. A segunda-feira, 25, foi marcada também por protestos e carreatas. O movimento foi dos comerciantes locais pedindo a reabertura dos estabelecimentos de segunda necessidade.

Durante a manhã, foi visto também uma série de aglomerações em espaços públicos, como no complexo do Ver-o-Peso, nas feiras do Guamá, da Terra-Firme, da Cabanagem, da 25 de setembro e do Jurunas. Mesmo desrespeitando às novas regras, barbearias e salões de belezas abriram as portas. Os registros foram feitos nos bairros da Pedreira e Marambaia. O movimento foi intenso mesmo com a fiscalização dos agentes da Ordem Pública e Guarda Municipal de Belém nas ruas. Alguns estabelecimentos, como lojas de confecções, foram fechados nesta manhã. Pessoas sem máscara também estão sendo multadas.

Até o trânsito nas vias centrais de Belém, ameno durante o lockdown, ficou mais pesado nesta segunda-feira. No trecho das avenidas Almirante Barroso e Governador José Malcher, no bairro de São Brás, foi formado até um engarrafamento entre a manhã e fim da tarde. Pessoas também foram vistas fazendo exercícios físicos na Praça Batista Campos e ao redor do Museu Emílio Goeldi.

O decreto n° 777 que pôs fim às medidas mais severas do distanciamento social no Pará foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) na noite de sábado, 23. Como já havia sido anteriormente informado pelo governador Helder Barbalho (MDB), as regras de isolamento social estão sendo abrandadas gradativamente. Pelas novas normas, fica permitida a realização de reuniões presenciais, com no máximo dez pessoas, como missas, cultos e eventos religiosos, respeitando a distância mínima de 1,5 metro, com uso de máscara e a obrigatoriedade de fornecimento aos participantes de alternativas de higienização, como água e sabão e/ou álcool em gel.