terça-feira, 26 de maio de 2020

Prefeito reabre comércio e promete se responsabilizar por "futuros doentes"

Duque de Caxias

O comércio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reabre nesta segunda-feira (25) após a prefeitura liberar a circulação de pessoas com um novo protocolo durante a pandemia do Covid-19 : as lojas só podem voltar a funcionar se seguirem todas as normas de higienização determinadas pela administração.

Em entrevista ao jornal "Bom Dia Rio", da TV Globo, o prefeito Washington Reis assumiu que a responsabilidade por essa flexibilização será sua caso aumente o número de casos e mortes no município. No entanto, o chefe do executivo também afirmou que é de responsabilidade da população colaborar e realizar as normas para que isso não aconteça.

"A responsabilidade é toda minha como prefeito. Também tenho responsabilidade com a arrecadação, que caiu pela metade. Se em junho eu não tiver arrecadação para pagar os médicos, não vamos ter médico nenhum, não adianta respiradores, não adianta leitos em rede hospitalar. Então estou fazendo com muita responsabilidade e olhando o aspecto financeiro para pagar o servidor público, para evitar uma greve em plena epidemia. Agora, o problema é meu de responsabilidade, mas o problema é nosso enquanto população. A população de Caxias está consciente, os comerciantes estão conscientes. Temos como retomar isso como fiscalização. O comerciante que não colaborar será lacrado e perderá o alvará, simples assim. Estamos chamando a população para responsabilidade", afirmou Reis.