sexta-feira, 29 de maio de 2020

Governo federal propõe rescindir contrato e fechar Cinemateca...

4.mar.2020 - A atriz Regina Duarte discursa ao tomar posse como secretária especial de Cultura - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Em reunião bastante tensa, ocorrida no final da tarde desta sexta (29), em Brasília, entre representantes da secretaria especial da Cultura e Audiovisual e da direção da Fundação Roquette Pinto, foi proposto pelo governo o fechamento puro e simples da Cinemateca. Órgão federal responsável pela memória do cinema e audiovisual brasileiro, a Cinemateca é sediada em São Paulo e é gerida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp)..

O governo propôs a rescisão pura e simples do contrato com a fundação. O contrato, no entanto, vai até 2021. Os representantes da Acerp não só rejeitaram a proposta como já acionaram o conselho administrativo para tomar medidas judiciais. Uma das medidas deve ser a cobrança da dívida de cerca de R$ 11 milhões que o governo tem com a entidade (ainda referente a 2019). 

Também não está descartado um pedido de liminar impedindo o governo de tomar qualquer decisão unilateral. Segundo a coluna apurou, a proposta do governo prevê simplesmente a rescisão do contrato e o fechamento da Cinemateca, bem como a interrupção de todos os projetos em andamento.