sábado, 23 de maio de 2020

Covid-19: Teste de vacina tem resposta imune e segura

Cientista examina células infectadas por coronavírus

A primeira rodada de testes em humanos de uma possível vacina contra a covid-19 mostrou resultados preliminares animadores: o imunizante foi capaz de gerar resposta imune entre os voluntários e considerada segura e bem tolerada, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira, 22, na renomada revista científica The Lancet.

O próprio artigo ressalta, porém, que novos estudos são necessários para confirmar se essa resposta imune observada no organismo dos voluntários é, de fato, capaz de proteger contra uma infecção por covid-19.

O estudo, conduzido por cientistas chineses do Instituto de Biotecnologia de Pequim, contou com a participação de 108 voluntários saudáveis que foram acompanhados por 28 dias na fase 1 da pesquisa. Eles serão monitorados ainda por seis meses, quando os resultados finais deverão ser divulgados.

A vacina em testes utiliza a forma atenuada de um vírus causador de resfriado (adenovírus) como meio de levar para dentro das células o material genético que codifica uma proteína do coronavírus responsável por sua replicação. Quando nosso sistema imunológico reconhece essa proteína como parte de um elemento invasor, começa a produzir anticorpos contra o coronavírus.