quinta-feira, 21 de maio de 2020

Santa Casa de Londrina afasta 95 funcionários por suspeita de Covid-19

Santa Casa de Londrina — Foto: Reprodução/RPC Londrina

O hospital Santa Casa de Londrina, no norte do Paraná, afastou 95 funcionários por suspeita de estarem com a Covid-19. Todos realizaram exames e, até esta quinta-feira (21), 15 deles testaram positivo para a doença.

A direção do hospital diz que o surto foi percebido depois que um homem chegou de ambulância com fratura e sem sintomas da doença.

Vários funcionários que tiveram contato com esse paciente descobriram mais tarde que ele estava com coronavirus.

A porta de entrada desse paciente foi justamente o pronto socorro, que estava com 52 pessoas em um espaço para 12.

“Foi transmitindo entre funcionários. Tinham sintomas de Covid-19 em um ambiente que não tem condições. A gente fala do distanciamento, mas o hospital está com mais de quatro vezes da nossa capacidade. Era fato que cedo ou tarde poderia ocasionar um surto”, explicou o infectologista da Santa Casa de Londrina, Walter Tedesco.

No último fim de semana, o Pronto Socorro da Santa Casa de Londrina permaneceu fechado para controle da situação.

Reabriu segunda-feira com novas medidas, como marcações no chão que delimitam o distanciamento. O hospital informou que o setor está com 10 pacientes nesta quinta-feira.

Um funcionário, que trabalha no local e por segurança preferiu não se identificar, contou que a infecção se espalhou com maior proporção também por conta da falta de equipamentos de proteção individual.

“Dia 9 de abril a prefeitura decretou uso de máscara, mas nós funcionários do serviço de saúde não poderíamos utilizar dentro do hospital com risco de receber advertência por parte da administração. Só com a reabertura do comércio foi previsto uso de máscara por todos o tempo integral. Devido ao aumento no número de casos e afastamentos, a disponibilização do uso tem aumentado”, explicou o funcionário.

O hospital diz que seguiu todos os protocolos do Ministério da Saúde.

“Já que estamos tendo aumento de casos aqui e na cidade toda, a gente aumentou a paramentação. Na UTI e Pronto Socorro estamos pedindo para não só usar máscara, mas outros equipamentos de proteção. Máscara, avental e outros EPIs estão sendo fornecidos dependendo de cada risco”, afirmou o infectologista da Santa Casa.

A Santa Casa de Londrina tem 1.480 funcionários. A direção confirmou que mais 1.000 testes devem chegar até o fim de semana para realizar os exames no maior número de pessoas.