domingo, 27 de agosto de 2017

MARCHA HISTÓRICA CONTRA TERRORISMO LEVA 500 MIL ÀS RUAS DE BARCELONA



As principais autoridades e o rei da Espanha, Felipe VI, seu uniram a 500 mil pessoas que protestaram nas principais ruas de Barcelona contra o terrorismo e em homenagem às 15 vítimas fatais dos atentados na região da Catalunha.
Com a frase “Não tenho medo” escrita no catalão abrindo o protesto, a multidão segue até a Praça da Catalunha, ao lado de Las Ramblas, local onde um dos terroristas atropelou dezenas de pessoas com uma caminhonete, matando 13 e deixando mais de cem feridos.
A manifestação, que começou por volta das 18h locais (13h em Brasília), foi convocada pela Câmara Municipal de Barcelona e pelo governo regional da Catalunha. E foi a primeira vez na história da democracia da Espanha que um rei participa de uma manifestação.
O rei da Espanha, Felipe VI, está acompanhado do presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, do presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, e da prefeita de Barcelona, Ada Colau.
Assista à manifestação transmitida ao vivo pela página do Facebook da Câmara Municipal de Barcelona: 
O cartaz com a frase catalã “No tinc por” é carregada por membros das forças de segurança, dos serviços de emergência, das comunidades muçulmanas e de associações civis e de alguns grupos de profissionais que ajudaram às vítimas logo depois do ataque.
Mais atrás estão familiares das vítimas dos atentados de Barcelona e Cambrils, além de uma delegação de organizações que trabalham em favor da paz, contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.
Na sequência estão os representantes das mais altas instituições da Espanha, da Catalunha, das demais regiões e cidades do país, assim como líderes de partidos políticos.
É a primeira vez que um rei participa de uma manifestação na história da democracia da Espanha. Ainda como príncipe, Felipe VI liderou a marcha de 2004 em Madri, após os atentados de 11 de março daquele ano, que deixaram 193 mortos e mais de 1.700 feridos. (Com informações da EFE reproduzidas pela Agência Brasil)