quinta-feira, 31 de agosto de 2017

IBGE População idosa cresce e se torna alvo importante para iniciativas comerciais

Nosso Dia

Qualidade de vida é palavra-chave quando o assunto é longevidade. Afinal de contas, viver bem, com muita saúde e, com isso, somar anos e mais anos de vida é desejo comum. Assim pensam os leitores ouvidos pela reportagem, como o enfermeiro aposentado Santos Munhoz, 65 anos. No fim da tarde ele corre. 

Do outro lado, seu pai, o agricultor aposentado Antonio Munhoz, 98 anos, exercita-se nos equipamentos da academia ao ar livre no centro de Londrina. Tenho de correr para acompanhar meu pai", diz Santos. "Ele é muito ativo, saudável, tem uma cabeça muito boa", orgulha-se. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas com mais de 60 anos cresce mais que a média mundial - em 2030, elas irão representar 18,6% do total de habitantes.

Diante dessa realidade, crescem também os serviços oferecidos para essa camada da sociedade, a chamada terceira idade. Entretanto, esse não é um campo para aventureiros. "De forma alguma", ratifica a consultora e gestora do projeto setorial de Saúde do Sebrae/PR, Simone Millan. "Até porque na área de saúde há muita regulação e a legislação aplicada para produtos como serviços de saúde é rígida. 

Quem pensar em investir deve ter em mente que vai enfrentar um nível de exigência que inclui certificação e fiscalização rigorosas desde a abertura até a manutenção. Ou seja, ao mesmo tempo que o mercado está se ampliando, a legislação também está", alerta. "Uma academia de ginástica, um estúdio de pilates ou uma agência de turismo podem incrementar ao negócio já existente um atendimento especializado para a faixa etária idosa e prosperar."