domingo, 27 de agosto de 2017

ALVO DA OPERAÇÃO PONTO FINAL, ROGÉRIO ONOFRE SE ENTREGA À POLÍCIA



O ex-presidente do Departamento de Transportes do Rio de Janeiro (Detro), Rogério Onofre, se entregou à Polícia Federal neste sábado (26), após novo mandado de prisão expedido contra ele pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária afirma que ele está na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte.
Acusado de receber R$ 44 milhões de esquema que distribuiu R$ 260 milhões em propina a políticos e agentes públicos entre 2010 e 2016, Rogério Onofre tornou-se foragido na sexta-feira (25), um dia depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acolher seu pedido de habeas corpus. Ele havia sido foi preso em julho, na Operação Ponto Final, acusado de participar de esquema de corrupção envolvendo empresas de transporte público no estado.
Na decisão, Bretas atendeu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) de prisão preventiva de Onofre, pela existência de fatos novos no processo, por ameaças do réu a dois empresários envolvidos no caso, Nuno Coelho e Guilherme Vialle, de quem ele comprou imóveis para ocultar patrimônio, segundo o MPF. As ameaças foram gravadas em áudio e mensagens de texto anexados ao processo.
A medida representa mais um capítulo no embate jurídico travado entre Bretas e o ministro do Supremo Gilmar Mendes, que usou a metáfora de que "é o cachorro quem balança o rabo", e não o contrário, referindo-se à instância inferior do juiz Marcelo Bretas do Rio de Janeiro.
A frase causou polêmica e na quinta-feira e gerou um ato público em apoio a Bretas, na Justiça Federal do Rio, com as presenças de juízes federais, procuradores da República, políticos, artistas de televisão e cantores. (Com informações da Agência Brasil)