quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ÍNDIOS INVADEM ESCRITÓRIO DA PRESIDÊNCIA NA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO



Índios da reserva do Jaraguá ocuparam parte do escritório da Presidência da República na avenida Paulista, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 30. O grupo indígena defende a revogação imediata da portaria do Ministério da Justiça publicada no último dia 21, que anulou a criação da reserva indígena do Jaraguá, criada em 2015 na região do Parque do Jaraguá, zona oeste da capital paulista. A criação ampliava de 3 hectares para 512 hectares as terras indígenas.
Assinado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, o documento alegou "erro administrativo" na demarcação da área e afirmou que a reserva foi estabelecida "sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área".
A ação, segundo o grupo, antecipa ato previsto para às 17h no Masp, também na Paulista. Os manifestantes exigem ainda a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União que pode afetar todos os processos de demarcação de terras indígenas.
A estimativa dos guaranis é que ao menos 720 pessoas habitem hoje a reserva, sendo que mais de 400 são crianças. Elas aprendem o guarani antes do português. Os índios vivem em condições precárias, e muitos recebem o Bolsa Família.
Brasília
Outro grupo indígena também acampa em frente ao prédio do Ministério da Justiça em Brasília. Os índios levaram suprimentos para permanecer no local e instrumentos como arco e flecha. Eles também estenderam faixas em frente ao prédio e cantaram músicas tradicionais.