terça-feira, 29 de agosto de 2017

SEIS MORREM EM CONFRONTO ENTRE EXÉRCITO VENEZUELANO E GRUPO ARMADO



Confrontos entre o exército venezuelano e um grupo armado no estado Táchira, deixaram seis pessoas mortas nesse sábado (26), na fronteira com a Colômbia, marco dos exercícios militares na Venezuela. O presidente Nicolás Maduro ordenou a realização de algumas práticas militares, após seu o presidente americano, Donald Trump, indicar no dia 11 de agosto, que não descartava a "opção militar" contra a Venezuela.
A informação foi dada pelo major-general Jesús Suárez Chourio, através do canal estatal VTV. "Estávamos vasculhando, patrulhando e protegendo nossa fronteira. Nesta operação, nos encontramos com um grupo gerador de violência chamado Los Rastrojos. O enfrentamento foi provocado, dando como resultado seis elementos abatidos", disse Chourio em declarações ao canal estatal VTV.
O militar apontou que no incidente também foi capturada "uma cidadã" que, segundo disse, está contribuindo com "informações valiosas para esclarecer o caso e chegar às conexões de fatos irregulares aqui na Venezuela".
O grupo Los Rastrojos surgiu em território colombiano após a desmobilização da organização paramilitar Autodefesas Unidas da Colômbia. Chourio explicou que havia munição, material de "intendência", "um uniforme do Exército colombiano com nomes e sobrenomes" e "hierarquização e grau" em posse do grupo.
O governo venezuelano insiste constantemente que existem "paramilitares colombianos" infiltrados no país, e a fronteira foi durante anos um canal aberto para o crime organizado. Além disso, Chourio destacou que os exercícios militares nos estados fronteiriços obtiveram "excelentes resultados".
"Vimos o alto preparo do exército em suas missões dentro deste exercício [que consiste em] pôr às ordens do sistema defensivo territorial todas as suas forças e equipamentos", disse.
DENÚNCIA COLOMBIANA
O governador do departamento colombiano de La Guajira, Guerra Weildler, denunciou neste domingo (27) a incursão não autorizada e injustificada de membros da Guarda Nacional da Venezuela na Colômbia, em Paraguachón, onde teriam roubado dinheiro e celulares dos habitantes colombianos.
"Cerca de vinte guardas em dez motocicletas estiveram no Barrio San Martin (Paraguachón) durante dez minutos", tuitou Guerra, sobre o ataque ocorrido por volta do meio-dia no sábado. (Com informações da EFE publicadas na Agência Brasil)