terça-feira, 11 de outubro de 2022

Presidente do TCE denuncia ao TRE-PR governador em exercício por pedir voto para Bolsonaro em evento técnico com prefeitos do Paraná

 


O governador em exercício Darci Piana (PSD), apoiador do presidente Jair Bolsonaro na campanha à reeleição, pediu votos para seu candidato durante o evento técnico “Nova PCA: Cenários para prefeitos e vereadores”, realizado nesta manhã de segunda-feira, 10 de outubro, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

O evento tinha como o objetivo orientar sobre os novos critérios para a prestação de contas anual dos municípios, que passará a incorporar a avaliação das políticas públicas no ano que vem.do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Como estamos em um período eleitoral em que condutas como a apresentada pelo governador podem ser consideradas inapropriadas, o Tribunal de Contas do Paraná noticiou ao Tribunal Regional Eleitoral fato ocorrido na manhã da última segunda-feira, com o intuito de preservar a instituição.

Conforme nota divulgada nesta manhã de terça-feira, 11 de outubro, pelo TCE-PR, “na ocasião, o governador em exercício Darci Piana, solicitou a palavra e ao saudar os 450 prefeitos e vereadores que participavam do treinamento, após destacar a importância do projeto do TCE, que inova a sistemática de análise das PCAs, fez breve manifestação de cunho eleitoral solicitando “que nesse segundo turno a gente consiga levar o 22 à Presidência da República”.

Segue a nota, “considerando que a manifestação fugiu da pauta do evento, onde todos os temas tratados foram exclusivamente de caráter técnico, e que poderia haver alguma consequência, o presidente Fabio Camargo noticiou os fatos à justiça eleitoral para que esta adote as medidas que julgar pertinentes. A comunicação foi recebida pelo secretário da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Josmar Ambrus, que informou que o documento foi encaminhado à procuradoria Eleitoral”.