quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Suprema Corte americana manda estado de NY recontratar funcionários não vacinados demitidos














 O juiz da Suprema Corte de Nova York, Ralph Porzio, determinou na segunda-feira (24.out.2022) que a cidade de Nova York deve recontratar os funcionários públicos demitidos por não terem se vacinado contra a covid-19. A decisão não é definitiva e a prefeitura ainda pode recorrer.

Segundo o magistrado, a obrigatoriedade da vacinação é “arbitrária” e viola os direitos individuais. A ordem também estabelece o pagamento de salários correspondente ao tempo de afastamento.

As demissões se deram depois que Nova York anunciou no ano passado que a vacinação seria obrigatória para profissionais da saúde. Em 20 de outubro de 2021, a rede Northwell Health, considerada a maior prestadora de serviços de saúde de Nova York, demitiu 1.400 funcionários não vacinados.

Segundo o juiz, a vacina contra o coronavírus “não impede que um indivíduo contraia ou transmita” a doença. Porzio disse ainda que os funcionários não deveriam ter sido demitidos “por optarem por não se proteger”.

“Casos de ruptura ocorrem, mesmo para quem foi vacinado contra a covid-19. O presidente Joe Biden disse que a pandemia acabou. O estado de Nova York encerrou o estado de emergência de covid-19 há mais de 1 mês”, escreveu.

Poder360