segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Neymar enfrenta julgamento em Barcelona a um mês da Copa do Mundo













A apenas um mês da Copa do Mundo do Catar, o astro brasileiro Neymar reencontrou, nesta segunda-feira (17), um passado incômodo em Barcelona, onde começou o julgamento pelas irregularidades em sua polêmica contratação pelo clube catalão há quase uma década.

O jogador do Paris Saint-Germain, que saiu do Barça em 2017 em uma contratação milionária do clube francês, chegou ao tribunal ao lado dos pais, também processados no caso. O jogador, que na noite anterior marcou o gol da vitória do PSG contra o Marselha no campeonato francês, passou quase duas horas na sala de audiências, sentado na primeira fila de um grande banco para réus.

Devido às poucas horas de descanso, a defesa de Neymar solicitou que o atleta e seus pais deixassem a audiência mais cedo, e obteve autorização da Justiça. Pouco antes do meio-dia, Neymar saiu do tribunal, localizado em uma área central de Barcelona, acompanhado de sua mãe, enquanto seu pai decidiu ficar com os demais réus.

A extensa saga judicial provocada pela transferência de Neymar em 2013 dos Santos para o Barcelona tem um novo capítulo em um tribunal da cidade espanhola, com o início do julgamento da ação apresentada há sete anos pelo grupo DIS, fundo que possuía parte dos direitos econômicos do atleta quando ele era um promissor atacante do clube paulista.

Neymar, que a partir de 20 de novembro vai liderar a seleção do Brasil no Mundial do Catar, é acusado do crime de corrupção empresarial pelo Ministério Público, que pede dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros.

Ao lado do jogador do PSG também são processados seus pais, os ex-presidentes do FC Barcelona Sandro Rosell — para quem o MP solicita cinco anos de prisão por corrupção e fraude — e Josep Maria Bartomeu, assim como o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues Filho.

R7