domingo, 23 de outubro de 2022

Divisão aerotransportada de elite dos EUA é implantada na Europa pela 1ª vez em quase 80 anos














 A 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA foi implantada na Europa pela primeira vez em quase 80 anos, em meio à crescente tensão entre a Rússia e a OTAN.

A unidade de infantaria ligeira conhecida como Screaming Eagles está treinada para chegar a qualquer campo de batalha do mundo em questão de horas e agora foi implantada na Romênia, país membro da Aliança Atlântica, a poucos quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

“Estamos preparados para defender cada polegada de solo da OTAN”, disse o general-de-brigada John Lubas à CBS News.

“Fornecemos uma capacidade única, com a nossa capacidade de assalto aéreo […] Somos uma força de infantaria leve, mas, uma vez mais, trazemos essa mobilidade conosco, para nossos aviões e assaltos aéreos”, acrescentou.

Em um local de operações avançado, tropas dos EUA e da Romênia conduzem exercícios conjuntos de assalto aéreo e terrestre. Em alguns dos exercícios foram utilizados tanques e fogo real de artilharia. As manobras pretendem recriar os combates que as forças ucranianas travam contra as tropas russas.

A ameaça de uma grande escalada do conflito, tão próxima do território da OTAN na Romênia, é a razão pela qual foram enviados cerca de 4.700 soldados das divisões de assalto aéreo de elite dos EUA, com alguns equipamentos pesados, para reforçar o flanco leste da OTAN.

Sputnik Brasil