domingo, 23 de outubro de 2022

Dez meses após alargamento de praia, “degrau” aparece em faixa de areia em Balneário Camboriú

 


Um imenso “degrau” apareceu na faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, chamando atenção dos moradores e também dos turistas. O fenômeno natural, avistado na noite de quinta-feira (20), ocorre dez meses após uma obra de alargamento na beira-mar.

O engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, Toni Frainer, informou ao G1 que o desnível é o resultado da ação de fortes ondas que chegam à praia. Além disso, uma estrutura de concreto enterrada na areia, pertencente a um antigo restaurante, ficou visível a olho nu.

Conforme Frainer, essa estrutura surgiu na praia após duas ressacas bem fortes no mar. Foi solicitada a remoção desse material, previsto para ser recolhido nesta sexta-feira (21).

O “degrau” na faixa de areia é chamado de escarpa e pode acontecer em qualquer praia, segundo Frainer. Ele explica que, na região catarinense, é mais normal. Foi por essa razão que foram depositadas maior quantidade de areia na área durante a obra de alargamento, que aumentou a faixa de 25 para 70 metros.

“Se você pegar o histórico da praia, em alguns pontos, sempre aconteciam algumas escarpas. Então é normal e isso já estava previsto”, disse.

Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú salientou que o projeto da obra já previa o desequilíbrio na areia. Inclusive, desníveis surgiram na orla da praia em questão, durante o mês de março de 2022. (Com informações do G1 e GZH)