terça-feira, 25 de outubro de 2022

iFood encerrará operações na Colômbia após sete anos de serviços


 












O Ifood irá encerrar as operações na Colômbia, onde atua desde 2015, segundo fontes ouvidas pelo BP Money na última sexta-feira (21). De acordo com a apuração, a empresa brasileira de delivery optou por priorizar mercados mais importantes, como o do Brasil, e otimizar novas variáveis do negócio.

Além disso, o cenário global instável, com a alta das taxas de juros e uma possível recessão já no curto prazo, também pesaram na decisão do Ifood de abandonar a Colômbia. O Ifood pertence a Movile, uma multinacional brasileira de aplicativos e serviços.

“É uma equação difícil. Claramente a operação na Colômbia era um grande desafio e não vinha bem. Com a economia global mudando, o desafio se tornou ainda maior. No momento, creio que a empresa optou por reunir forças em outros mercados e sair da Colômbia onde a briga era grande demais para o momento”, disse uma fonte com conhecimento do setor.

O país tinha uma atenção especial da companhia brasileira dado que o Rappi, um dos principais concorrentes do Ifood no continente, era de lá. Em 2020, o Ifood havia anunciado uma parceria com o Delivery Hero, um dos principais marketplaces globais de entrega de alimentos, mirando ocupar o segundo lugar no mercado colombiano.

Mas, em agosto desse ano, a Prosus adqiriu o controle total do iFood em um negócio de até R$ 9,4 bilhões, através da compra de uma fatia remanescente de 33,3%, o que fez a empresa brasileira ser avaliada em torno de R$ 28 bilhões.

Com o foco (e dinheiro) mais voltado às demais operações, o Ifood poderá continuar a expandir os negócios no segmento de supermercados e, também, serviços financeiros a restaurantes.

BP Money