segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Após disparar mais de 20 tiros de fuzil, ex-deputado Roberto Jefferson se entrega à polícia





O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) em foto de 20 de Junho de 2005 (Foto: MAURICIO LIMA/AFP via Getty Images)

Após disparar mais de 20 tiros de fuzil e lançar duas granadas contra policiais federais neste domingo (23), o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) se entregou à Polícia Federal por volta das 19 horas de hoje. Sem foro privilegiado, ele passou cerca de 8 horas desrespeitando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-deputado feriu uma policial e um delegado durante o cumprimento de mandado de prisão no município de Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, onde fica sua casa. Os dois agentes foram atendidos em um hospital e já tiveram alta.

Por meio de câmeras do circuito interno de segurança de casa, Jefferson monitorou a movimentação da equipe de três agentes que estava à porta de sua propriedade. Ele disparou contra a viatura, que teve o parabrisas estilhaçado.

Quando a viatura parou em frente ao portão, o ex-deputado filmou a tela da câmera de segurança. Irritado com a situação, Jefferson disse que não se entregaria.

"Eu não vou me entregar. Eu não vou me entregar porque acho um absurdo. Chega, me cansei de ser vítima de arbítrio, de abuso. Infelizmente, eu vou enfrentá-los", diz Jefferson em vídeo gravado dentro da casa do ex-deputado, em Comendador Levy Gasparian (140 km do Rio).

Além da ordem de prisão anterior, expedida pela manhã, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes determinou que a PF prendesse Jefferson por tentativa de homicídio. A pena de tentativa de homicídio equivale à do crime consumado, que varia de 6 a 20 anos.