sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Caixa suspende temporariamente empréstimo consignado do Auxílio


 















A Caixa Econômica Federal anunciou uma suspensão temporária do crédito consignado do Auxílio Brasil a partir das 18h desta sexta-feira (21). Segundo o banco público, o serviço deve retornar ao normal às 7h de segunda-feira (24), e a interrupção foi causada por uma “manutenção programada nos ambientes tecnológicos” da e da Dataprev.

Entretanto, analistas políticos afirmam que a suspensão do crédito pode ter se dado após diversas criticas ao sistema, que já contaria com atraso no pagamento dos empréstimos aos beneficiários.

De acordo com uma reportagem do Estadão, clientes da Caixa que tiveram o empréstimo aprovado haviam recebido um prazo de até 2 dias para o depósito do dinheiro, mas agora estão sendo avisados que o processo pode demorar até 15 dias, ou seja, após o segundo turno das eleições.

Outros beneficiários do Auxílio Brasil também relataram que o crédito contratado, que já havia sido aprovado pelo banco, agora aparece como "cancelado" pelo banco, sem explicações por parte da Caixa.

A interrupção do crédito vem após também um pedido do Tribunal de Contas da União, que está analisando a matéria após o procurador do Ministério Público, Luca Furtado, alegar “desvio de finalidade” e uso “meramente eleitoral” do sistema de crédito consignado. Espera-se um veredito do ministro Aroldo Cedraz ainda nesta sexta-feira (21).