segunda-feira, 4 de maio de 2020

Após ataque de hackers e cobrança milionária, sistemas de atendimento de concessionária de energia no Mato Grosso estão fora do ar



Servidores e outras plataformas digitais de atendimento da concessionária Energisa estão fora do ar desde a última quarta-feira (29), após sofrer um ataque cibernético durante a madrugada. Informações não confirmadas pela empresa dão conta que para restabelecer a normalidade, hackers estariam exigindo milhões.
A Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do Mato Grosso, informou que já comunicou o problema às autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação para resolver o caso.
Segundo a assessoria de imprensa, os sistemas de operações não foram atingidos, o fornecimento de energia está preservado.
Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados. O aplicativo de celular ‘ Energisa On’, que dá acesso a alguns serviços, e o site oficial da empresa continuam indisponíveis.
A Energisa acionou um plano de contingência para preservar o atendimento de solicitações emergenciais através do call center, conforme comunicado divulgado nas redes sociais da empresa:
Informamos que estamos com problemas técnicos nos nossos servidores e, com isso, os sistemas de atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis. Estamos atuando em esquema de contingência e já com o nosso time de Tecnologia da Informação (TI) trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Reforçamos que estamos à disposição com foco apenas nos serviços emergenciais, como falta de energia e também religação, pelo nosso call center (0800) e pela Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp. Pedimos desculpas pelo transtorno e esperamos normalizar nossas operações em breve.
Com informações do G1