quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Eleito senador, Jorge Kajuru quer nova CPI do Esporte

Senador Jorge Kajuru durante diplomação pelo Tribunal Regional de Goiás em cerimônia realizada no Tribunal de Contas, em Goiânia (GO) no dia 19/12/2018

Jornalista, apresentador de TV e por muitos anos um dos ícones do rádio em Goiás, Jorge Kajuru, agora senador, promete ir fundo em investigações sobre desvios nas entidades esportivas nacionais. Já em seus primeiros dias de mandato, ele pretende instalar a CPI do Esporte, com ênfase na investigação sobre as últimas gestões da CBF e do COB, e também das federações estaduais de futebol.

“Minha convicção é de que a renovação no Senado possibilitou a chegada de gente séria e a saída de vários que blindavam a CBF, por exemplo. Eu vou ficar com o futebol e a Leila do Vôlei (eleita senadora no Distrito Federal) vai ser a responsável pelos demais esportes”

Ele recebeu mais de um milhão e meio de votos dos eleitores de Goiás e logo começou a se articular com outros senadores para propor a CPI.

“Estive com a Leila e com os senadores Álvaro Dias (Paraná) e Randolfe Rodrigues (Amapá). Vou ainda me reunir com o Romário (Rio). Estão todos interessados em atuar nesta nova etapa para passar a limpo o esporte nacional. No caso do Álvaro, do Randolfe e do Romário, eles já fazem isso há alguns anos, mas não avançavam porque tinha sempre alguém pra brecar. Só que agora essa turma ruim saiu fora. Temos espaço para novas investidas.”

Para abalizar suas propostas, Kajuru pretende utilizar como referência o relatório paralelo de outra CPI, a do Futebol, instalada por Romário em 2015 e que se encerrou em 2016 sem indiciar nenhum cartola, embora houvesse provas contras vários deles. Isso se deu por causa da atuação de alguns parlamentares que trabalhavam de acordo com os interesses da CBF.

“Temos um material farto com o relatório paralelo da CPI do Futebol, onde o Romário e o Randolfe se destacaram pelo empenho e busca da lisura. Mas não basta manter o foco somente nas entidades nacionais. No caso do futebol, há muita sujeira nas federações estaduais e nós vamos mexer nisso.”