quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Primeira parcela do IPVA começa a vencer nesta quinta-feira (24)

Os contribuintes que pagarem o imposto à vista tem desconto de 3%. — Foto: Divulgação/AEN

A primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019, no Paraná, começa a vencer nesta quinta-feira (24). O prazo vale para proprietários de veículos com placas que terminam em 1 e 2.

O vencimento varia de acordo com a placa do carro.

Final da placa 1 e 2: quinta-feira (24);
Final da placa 3 e 4: sexta-feira (25);
Final da placa 5 e 6: segunda-feira (28);
Final da placa 7 e 8: terça-feira (29);
Final de placa 9 e 0: quarta-feira (30).

Os contribuintes que quiserem quitar o imposto em parcela única também precisam efetuar o pagamento nestas datas. Nestes casos, há desconto de 3%.
Os contribuintes receberam em casa uma correspondência contendo a Guia de Recolhimento para pagamento à vista do IPVA.

Para parcelar o imposto em três cotas, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento.

As parcelas seguintes também têm vencimentos em dias diferentes, de acordo com a placa do carro. Elas devem ser feitas em fevereiro e março.

Ao todo, são 4,2 milhões de veículos taxados no estado.

2,6 milhões de isentos

Cerca de 37% dos veículos emplacados no Paraná estão isentos do pagamento. São 2,6 milhões de carros, segundo a Receita Estadual.

Estão neste grupo: pessoas com deficiência, proprietários de carros fabricados há 20 anos ou mais, carros oficiais, táxis, ônibus de transporte urbano e veículos de transporte escolar.

No caso de pessoas portadoras de necessidades especiais, é preciso fazer o preenchimento de um laudo médico, disponível no site da Secretaria da Fazenda.

DPVAT
Os prazos são os mesmos para pagamento do seguro DPVAT, seguro criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil. O valor é de R$ 16,21 para os proprietários da categoria automóveis e caminhonetas particulares.

O pagamento é obrigatório. É preciso entrar no site do seguro para realizar o pagamento.