sábado, 26 de janeiro de 2019

Ex-conselheiro informal de Trump é preso no "caso Rússia"

Consultor político Roger Stone em Washington 26/09/2017 REUTERS/Kevin Lamarque

Um ex-conselheiro informal de Donald Trump, Roger Stone, foi preso na manhã desta sexta-feira (25), sob as acusações de condicionamento de testemunhas, obstrução de Justiça e falso testemunho no âmbito do "caso Rússia".

A detenção foi pedida pelo procurador especial do inquérito, Robert Mueller, mas não diz respeito à suposta coordenação com o governo russo para interferir nas eleições de 2016, o principal ponto da investigação.

Stone atraiu a atenção dos investigadores naquele mesmo ano, quando publicou uma mensagem no Twitter dando sinais de que sabia que e-mails roubados do ex-chefe de campanha da democrata Hillary Clinton, John Podesta, seriam vazados pelo WikiLeaks.

Segundo Mueller, as mensagens eletrônicas de Podesta foram hackeadas pelos serviços de inteligência de Moscou. O ex-conselheiro de Trump negou que tivesse informações privilegiadas sobre o vazamento e alegou que havia ouvido a notícia em uma rádio de Nova York.

No entanto, o grande júri convocado pelo procurador especial passou meses ouvindo testemunhas ligadas a Stone e teria identificado falsas alegações nos depoimentos do ex-conselheiro.