quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Secretaria de Turismo do DF promove ação de boas vindas aos novos parlamentares



Deputados, senadores, familiares e amigos que desembarcarem no aeroporto de Brasília para a posse dos parlamentares no dia 1º poderão admirar várias alamedas de ipês-amarelos, que serão colocadas nas esteiras de bagagens do desembarque do terminal. O ipê amarelo é a árvore-símbolo de Brasília e do Brasil.
Com o slogan “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”, a ação da Secretaria de Turismo do DF começa quarta (30) e, além do aeroporto, invadirá as ruas.
“Queremos receber com muito carinho nossos novos moradores, que virão acompanhados de milhares de turistas. Vamos mostrar que, assim como teve uma grande renovação no Congresso, Brasília também está renovada para essa nova história que se inicia”, comenta a secretária de Turismo da capital, Vanessa Mendonça, que quer surpreender os novos visitantes – e também os próprios moradores.
“Brasília é muito mais do que você pensa. É um destino que oferece inúmeras atividades que podem ser exploradas”, enfatiza Vanessa.
Sobre o ipê amareloO ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção por sua beleza. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a árvore a “Flor Nacional”. Desde então, o ipê-amarelo é a flor símbolo do País.
Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua).
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.
No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho