terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Renault divulga imagens da quinta geração do Clio, completamente renovado






O Salão do Automóvel de Genebra só começa no início de março, mas a Renault já divulgou qual será o grande astro do estande da francesa na mostra suíça, o novíssimo Clio. O modelo que fez sucesso no Brasil na virada do milênio, até ser obsoleto por aqui, chega a quinta geração mais moderno que nunca.
O hatch foi o último produto 100% Renault vendido pela marca no Brasil (atualmente os modelos comercializados por aqui tem origem romena, pela subdivisão Dacia, da marca francesa). E, quando foi aposentado em 2016, já estava defasado em relação a versão europeia, enquanto por aqui era vendido a terceira geração, por lá já estava na quarta.
Por enquanto, a Renault só divulgou as informações visuais da quinta geração do Clio. A marca vem apresentando as novidades aos poucos. A grande expectativa é se o compacto volta para cá, resta esperar e sonhar. Seria um grande trunfo para a Renault, que hoje não conta com nenhum modelo do badalado segmento de compactos premium.
Esqueça aquele supercompatco que foi vendido no Brasil, a quinta geração do Clio na Europa compartilha o tamanho de modelos compactos. Por aqui, seria do porte de Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20. A nova versão do modelo conta com design para lá de moderno, no estilo dos SUV’s Koleos e Captur, com um quê de Megane.
Com uma dianteira bem marcada, os vincos no capô combinam perfeitamente com o conjunto óptico e com o desenho da grade. As linhas da entrada de ar central alinham com os LED dos faróis. As laterais mantêm a elegância da carroceria com maçanetas invisíveis para as portas traseiras.
O visual moderno do exterior é mantido na cabine. O Clio segue a tendência mundial de telas gigantes. Na central multimídia, ele conta com um visor de 9,3 polegadas utilizado na vertical e levemente voltado para o motorista, no estilo cockpit. Outra tela (que pode ser de sete a 10 polegadas), no painel de instrumentos, faz a vez do velocímetro digital.
A cabine conta com linhas retas e elegantes. Além disso, o estilo adotado é o esportivo, visivelmente inspirado na família apimentada R.S da Renault. Os destaques ficam pela posição elevada da alavanca do câmbio e nos bancos do tipo concha.
O interior pode ter tons diferente de acabamento e segue o estilo bicolor, com painel, forros das portas e bancos em duas cores. Segundo a marca, o porta-malas está maior. A área de carga cresceu 26 litros, alcançando 391.