terça-feira, 4 de agosto de 2020

Países ricos bloquearam 1,3 bi de doses de vacina contra a Covid e podem concentrar oferta global



Os países ricos já bloquearam mais de um bilhão de doses de vacinas contra o coronavírus, levantando preocupações de que o resto do mundo esteja no fim da fila no esforço global para derrotar o patógeno.
As medidas dos EUA e do Reino Unido para garantir suprimentos da Sanofi e da parceira GlaxoSmithKline Plc e outro pacto entre o Japão e a Pfizer são os últimos de uma série de acordos. A União Europeia também tem sido agressiva na obtenção de vacinas, muito antes que alguém saiba se elas irão funcionar.
Embora grupos internacionais e várias nações estejam prometendo tornar as vacinas acessíveis a todos, as doses provavelmente terão dificuldades para acompanhar a demanda em um mundo de aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas.
A possibilidade de que os países mais ricos monopolizarem a oferta — um cenário que ocorreu na pandemia da gripe suína de 2009 — alimentou preocupações entre os países pobres e os defensores da saúde.
Até agora, EUA, Reino Unido, União Europeia e Japão garantiram cerca de 1,3 bilhão de doses de potenciais imunizações contra a Covid-19, de acordo com a empresa de análise de Londres Airfinity.
O Globo