quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Julgamento de Deltan por PowerPoint contra Lula é adiado

Para Deltan Dallagnol, Lula seria o 'comandante máximo' do esquema de corrupção

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) adiou para a terça-feira, 25, a análise do processo disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, líder da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, por suposto abuso de poder na apresentação de PowerPoint contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2016. O adiamento ocorre um dia depois de o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender dois processos envolvendo Dallagnol no "Conselhão" que pediam o seu afastamento das investigações.

O pedido de providências apresentado pela defesa de Lula acusa Deltan de utilizar a estrutura da Procuradoria para posicionamentos políticos e jurídicos. A apresentação de power point ocorreu durante coletiva de imprensa em setembro de 2016, quando a Lava Jato denunciou o petista no caso do triplex do Guarujá. Apesar de um pedido de preferência ter sido apresentado no início da sessão, o processo contra o líder da Lava Jato não foi analisado.

Outro dois processos contra Deltan, que pediam sua saída da operação, foram suspensos na noite da véspera por Celso de Mello. Os casos miravam a conduta do procurador nas redes sociais, ao criticar a condução da eleição para a presidência do Senado no ano passado, e supostas atitudes de promoção pessoal, como, por exemplo, a tentativa de criar uma fundação com recursos obtidos pela Lava Jato.

Celso de Mello apontou em decisão que a remoção de um membro do Ministério Público "deve estar amparada em elementos probatórios substanciais" e em processo com "o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa".