quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Cidades do RS registram neve e chuva congelada

Parque Nacional de São Francisco de Paula teve registro de neve nesta quinta (20) — Foto: José Luís Soares/Arquivo Pessoal
Marcos e Estevão Weiler conseguiram brincar com a neve em São Francisco de Paula nesta quinta-feira (20) — Foto: Ester Braun Weiler/Arquivo Pessoal

Pelo menos três cidades do Rio Grande do Sul registraram neve e chuva congelada a partir do início da tarde desta quinta-feira (20). Segundo a Somar Meteorologia, em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na serra gaúcha, houve neve e chuva congelada ao mesmo tempo.

Já em Nova Petrópolis e em São José dos Ausentes, moradores registraram chuva congelada.
O estudante Cláudio Júnior, morador de São Francisco de Paula há 33 anos, diz que testemunhou nevar por lá cerca de 10 vezes. A maior foi em 1992, segundo ele, em que calçadas e telhados ficaram cobertos de neve.

Desta vez, não durou muito, entre 10min e 15min, por volta das 15h30, mas que tocava o solo e derretia em seguida. A expectativa, no entanto, não diminui. Ele espera que, caso a temperatura caia mais e a umidade se mantenha, consiga ver uma nevasca mais intensa.

De acordo com a meteorologista da Somar, Cátia Valente, há casos em que ambos os fenômenos ocorrem ao mesmo tempo. Segundo ela, a chuva congelada acontece quando a água das precipitações atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície.

Já a neve é uma precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo — ou seja, a água precipita já em estado sólido. Esses cristais de gelo geralmente se formam em nuvens onde as temperaturas são menores que -20ºC, mas só chegam em forma de neve se a coluna de ar vertical estiver totalmente fria, ao contrário da chuva congelada ou congelante, em que o meio da coluna de ar pode apresentar uma temperatura mais alta.