sábado, 22 de agosto de 2020

82% afirmam que tomariam vacina contra covid-19; 7% dizem que não



Pesquisa PoderData mostra que 82% dos brasileiros “com certeza tomariam” uma vacina contra a covid-19 se estivesse disponível. Outros 7% dizem que “com certeza não tomariam” e 11% não souberam ou não responderam.

As taxas variaram dentro da margem de erro desde a última vez que o PoderData abordou o assunto. No estudo realizado de 6 a 8 de julho, 85% afirmaram que tomariam a vacina assim que disponível.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 17 a 19 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 481 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Várias vacinas contra a covid-19 estão sendo desenvolvidas em todo o mundo. No Brasil, há 4 na 3ª e última fase de testes:

1) a de Oxford (Reino Unido);
2) a da Sinovac (China);
3) a da BioNTech/Pfizer (Estados Unidos/Alemanha);
4) a da Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson (Bélgica/Estados Unidos).

A Rússia foi o 1º país a aprovar uma vacina para produção e aplicação em massa, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou. No sábado (15.ago.2020), o ministro da Saúde russo anunciou que o 1º lote já foi produzido.