terça-feira, 25 de agosto de 2020

Trump anuncia liberação de uso de plasma em tratamento contra Covid-19 nos EUA



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (23) que a FDA liberou o uso emergencial de plasma de convalescentes no tratamento de pacientes com Covid-19 no país.
Embora anunciada com alarde pelo presidente, a liberação deve ampliar o alcance do tratamento, amplamente defendido por Trump, que já foi usado em cerca de 70 mil pessoas nos Estados Unidos.
Ele consiste em transfusões de material retirado do sangue de pessoas que já se curaram da doença e têm anticorpos. Isso reduziria a mortalidade em cerca de 35%, segundo estudos iniciais, desde que a aplicação seja realizada precocemente.
“Esta é uma terapia poderosa que transfunde anticorpos muito, muito fortes do sangue de pacientes recuperados para ajudar a tratar pacientes que lutam contra uma infecção atual. Teve uma incrível taxa de sucesso”, afirmou Trump, que pediu a pessoas já curadas que doem plasma.
A liberação do uso emergencial pela Food and Drugs Administration (FDA), responsável pela liberação de novas drogas e tratamentos nos EUA, tem caráter temporário e exige menos requisitos do que uma aprovação total pelo órgão.