segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Brasil vive risco de surto de sarampo e vacina é a melhor forma de prevenção



Em meio à pandemia de Covid-19, o Brasil vive, também, risco de surto do sarampo. O fato é que a melhor e única forma de prevenção para o sarampo é a vacina e, infelizmente, com a chegada do coronavírus ao Brasil, a procura pela imunização diminuiu bastante, colocando nosso país em risco de surto.
Sua família já está vacinada?
Bem! Para explicar o que é a doença e o que ela pode causar ao organismo de crianças e adultos, a Clínica Mimar lança uma nota com importantes considerações, ressaltando o comprometimento da empresa com a saúde e bem estar das famílias.
O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus e transmitida através do contato com gotículas respiratórias contaminadas.
O período de incubação da doença é de 10 a 14 dias, em média. Os sintomas incluem: febre; tosse; coriza; infecção nos olhos, podendo levar a cegueira; nariz escorrendo; diarreia, podendo levar à morte por desidratação; mal-estar generalizado; Manchas vermelhas por todo o corpo, começando geralmente entre três à cinco dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
No caso de crianças contaminadas, algumas das complicações possíveis são pneumonia, infecções de ouvido que podem resultar em perda auditiva permanente, encefalite aguda, lesões cerebrais e até morte.
Já para os adultos, a consequência mais comum é pneumonia.
Mulheres que pretendem engravidar, é importante tomar a vacina antes de ficarem gestantes, pois caso venham a contrair o sarampo durante a gravidez podem sofrer com aborto espontâneo ou nascimento prematuro do bebê.
Daí a importância de, mesmo em um cenário de pandemia, manter a vacina contra o sarampo em dia. Ou melhor: manter a caderneta de vacinação atualizada como um todo!
Para que as famílias se sintam seguras e acolhidas no momento da vacinação, além de possuir uma estrutura 100% voltada para o conforto e total bem estar de todos, a CLÍNICA MIMAR também dispõe de serviços  diferenciados, como a realização do atendimento à domicílio e drive-thru (onde a vacina é realizada dentro do próprio carro do paciente em seu amplo estacionamento).