segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Mesários que vão atuar nas eleições municipais de 2020 serão convocados a partir de terça-feira (18) no Paraná

Mesários serão convocados para atuar nas eleições deste ano no Paraná a partir de terça-feira (18) — Foto: Divulgação

A convocação dos mesários que vão atuar nas eleições municipais neste ano começa nesta terça-feira (18), segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado.

Por causa da pandemia do coronavírus, as eleições municipais, que estavam marcadas para outubro, foram adiadas para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e, caso haja segundo turno, a data será no dia 29 do mesmo mês.

A convocação, conforme o TRE, pode ser feita por WhatsApp, e-mail, carta postal ou entrega pessoal, de acordo com cada município.

Em todo o Paraná, aproximadamente 8 milhões de eleitores estão aptos a votar, segundo o tribunal.

Até esta segunda-feira (17), ainda segundo o TRE, 42,3 mil eleitores se cadastraram para atuar na função. No entanto, o total de mesários esperado para atuar nas 22 mil seções eleitorais em todo o estado é de pelo menos 88 mil.

Neste ano, o TRE-PR lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, que tem o objetivo de buscar mesários universitários. Os estudantes das universidades que se propuserem a atuar nas eleições, ganharão até 60 horas de atividade extracurricular, sendo 30 para cada turno trabalhado.

A capacitação dos mesários será realizada, pela primeira vez, à distância, e os treinamentos terão início em setembro. Cada seção contará com o apoio de quatro mesários.

Ainda conforme o TRE, cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Os mesários desses municípios também deverão atuar no segundo dia de votação.