quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Tarifa de água vai subir 9,62% a partir de 31 de outubro no Paraná, diz agência

Aumento da tarifa de água no Paraná foi homologado nesta terça (25) — Foto: Sanepar/Divulgação

A tarifa de água e esgoto no Paraná vai ter aumento de 9,62% a partir de 31 de outubro deste ano, de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O reajuste foi homologado nesta terça-feira (25).

De acordo com a Sanepar, o último aumento da tarifa havia sido em abril de 2019. A companhia informou que o aumento deveria ter sido homologado em abril deste ano e passado a vigorar em maio.

Porém, a Agepar postergou o reajuste da tarifa por 120 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Esse prazo venceu em 17 de agosto. A prorrogação até 31 de outubro ocorre também em função da crise hídrica no estado, segundo a agência.

Conforme a Sanepar, o novo índice será aplicado de forma proporcional durante o mês de novembro e terá impacto integral a partir de dezembro deste ano.

Ainda segundo a companhia, "o reajuste repõe custos com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia".