quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Assembleia aprova título de Capital da Uva Niágara a Rosário do Ivaí



Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta terça-feira (11), em primeira discussão, o projeto de lei 426/2019, de autoria do deputado Soldado Fruet (PROS), que concede ao município de Rosário do Ivaí, na região do Vale do Ivaí, o título de Capital da Uva Niágara.
A matéria ainda deve passar por mais duas votações antes de seguir para sanção do governador. “Como presidente da Comissão de Turismo da ALEP, trabalho para fomentar o desenvolvimento do enorme potencial turístico do nosso Estado”, afirma o Soldado Fruet.
Segundo ele, o projeto atende a uma demanda que recebeu da Prefeitura de Rosário do Ivaí. “O objetivo é oficializar a forma com que o município já é conhecido informalmente, por ser o maior produtor desta variedade de uva no Paraná, fomentando o turismo e comércio da região”, explica o deputado do PROS. Rosário do Ivaí é uma cidade pequena, com cerca de 5 mil habitantes,cercada por montanhas de todos os lados.
“O clima e as condições de solo do município são mais propícios para a cultura da niágara do que em outras cidades do Estado e do País. Por isso, a produção média chega a 2 milhões de quilos da fruta por ano”, destaca o Soldado Fruet. Em 2019 foi realizada a 18ª edição da Festa da Uva Niágara de Rosário do Ivaí, evento que conta com a participação de cerca de 5 mil pessoas, e atrai turistas de diversos locais.