/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/r/A/jntrBfSQA7kWBKAc4nKg/paciente-denuncia-que-teve-joelho-errado-operado-por-equipe-do-hu-da-ufjf-.jpg)
Uma paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) alega que teve o joelho errado operado pela equipe da unidade.
Segundo a manicure Maria Aparecida Vale, de 49 anos, a cirurgia, feita nesta terça-feira (15), deveria ter sido no joelho esquerdo, mas o direito é que foi operado. Ela contou que, percebendo o erro, a equipe médica fez depois uma intervenção no esquerdo. A mulher recebeu alta nesta quarta-feira (16) com os dois joelhos operados
Em nota, a assessoria do HU informou que a direção do hospital está apurando o caso e tomará as providências cabíveis. Foi informado ainda que os pacientes atendidos têm à disposição uma equipe multiprofissional para acompanhamento após as cirurgias, quando necessário.
A UFJF publicou uma nota oficial informando que, em 2014, estabeleceu contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para realizar a gestão do HU. A universidade informou ainda que oficiou a Superintendência do HU, na tarde desta quarta, visando à apuração rigorosa da denúncia de suposto erro médico naquela instituição.
A Ebserh informou que "acompanha o caso e ressalta que já foi aberto um Processo de Análise Preliminar no HU-UFJF a fim apurar os fatos, tomar as providências cabíveis e aperfeiçoar procedimentos, caso seja necessário". A assessoria destacou ainda que ao dar alta à paciente, o HU-UFJF se colocou à disposição para qualquer esclarecimento ou assistência à saúde.