quarta-feira, 21 de junho de 2023

Minha Casa, Minha Vida vai gerar custo de R$ 1 bilhão na conta de luz


 












O programa Minha Casa, Minha Vida, do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, vai elevar os custos com a conta de luz dos consumidores de energia que não têm o programa social. Conforme levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o impacto anual pode chegar a R$ 1 bilhão.

O projeto do Minha Casa, Minha Vida está aguardando a sanção presidencial. No entanto, a Aneel pede veto aos trechos que causam aumento nas contas de luz. O ofício foi encaminhado ao Ministério de Minas e Energia.

O custo ocorre porque a medida provisória (MP) que recriou o programa e que foi alterada pelo Congresso impõe uma série de benefícios para os proprietários dos imóveis terem painéis solares em suas residências. E esses benefícios serão pagos pelos demais consumidores de energia, independentemente de onde estiverem.

De acordo com o documento da agência reguladora, as modificações no Minha Casa, Minha Vida impactarão diretamente na conta dos demais consumidores que não têm painel solar e continuam comprando energia das distribuidoras.

Confira mais informações na matéria da Revista Oeste.