terça-feira, 27 de junho de 2023

Operação combate organização criminosa com sede em Grandes Rios


 















A Receita Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado ( Gaeco) deflagraram nesta terça-feira (27) a operação "Falsa Impressão" em Grandes Rios, na região do Vale do Ivaí, no Paraná. O objetivo da ação foi coibir uma organização criminosa que tinha como objetivo ludibriar a fiscalização estatal no transporte irregular de mercadorias contrabandeadas e descaminhadas, por meio da utilização a criação de empresas para emissão de notas frias.

Essas empresas, segundo a Receita Federal, eram utilizadas por um determinado período e depois eram abandonadas e substituídas no esquema por outras criadas sucessivamente. Para o funcionamento do esquema fraudulento, foi determinante a atuação de um contador que, aparentemente, era o responsável pela criação das empresas inexistentes de fato em nome de interpostas pessoas. O nome dele não foi divulgado.

Pela legislação, descaminho é um crime de ordem tributária que acontece quando a mercadoria é legal, mas circula sem o pagamento de tributos. É diferente de contrabando, que envolve produtos proibidos.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário do Estado do Paraná. Participaram da ação seis servidores da Receita Federal e oito policiais.