terça-feira, 27 de junho de 2023

Kit robótica alvo da PF e com envolvimento de Artur Lira rende medalhas em Olimpíada e impacta estudantes


 











Famosa nacionalmente no início dos anos 1990 como a terra natal da então primeira-dama do país, Rosane Collor, a cidade de Canapi, no sertão de Alagoas, voltou a ganhar o noticiário nos últimos meses por ser um dos alvos de investigação de desvio de verbas públicas na compra de kits de robótica para escolas municipais do estado.

Um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) apontou um prejuízo de ao menos R$ 4,2 milhões aos cofres públicos em contratos para a aquisição desses equipamentos, custeados com emenda parlamentar do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O prefeito de Canapi, Vinicius Lima (PP), eleito com o nome de Vinícius Filho de Zé Hermes na cédula, aproveitando a força do pai, cacique local que já ocupou o cargo, é do mesmo partido de Lira, de quem é aliado fiel.

Diferentemente de outros municípios alagoanos contemplados com verbas do mesmo programa mas que ainda não começaram a usar os kits de robótica, como União dos Palmares e Maravilha, Canapi incorporou os robozinhos ao cotidiano da rede pública no início do ano letivo de 2022.

Recebeu 390 kits e os utiliza em todos os níveis escolares, e em várias disciplinas, nas suas 28 escolas e 5 creches. Buscando se manter à margem das suspeitas de corrupção nas licitações, a comunidade escolar procura aproveitar os benefícios da nova atividade.

Confira mais detalhes na Folha de São Paulo