terça-feira, 27 de junho de 2023

Líder do motim na Russia diz que não tinha objetivo de derrubar presidente Putin


 















Após organizar um motim armado na Rússia nesse sábado (24/6), o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigojin, declarou pela primeira vez, nesta segunda-feira (26/6), que o objetivo não era a derrubada do presidente russo, Vladimir Putin.

Em um vídeo de 11 minutos, Prigojin afirmou que a marcha em direção a Moscou revelou “problemas de segurança muito sérios”. Ele também criticou as forças militares da Rússia. Segundo ele, a invasão à Ucrânia terminaria “muito mais cedo” caso atuassem com a mesma eficácia do grupo Wagner.

Durante o pronunciamento gravado, Prigojin declarou que a marcha era apenas um protesto para “não permitir a destruição do grupo Wagner”. O líder dos mercenários garantiu que em momento algum houve o intuito de “derrubar o país”.

Prigojin disse que o protesto era contra uma medida do Ministério da Defesa. A pasta suspostamente queria forçar os mercenários do Wagner a assinar contratos com o governo. Essa medida, conforme ele, interromperia as atividades do grupo a partir de 1º de julho.

Ainda segundo o líder, o grupo lamenta ter precisado “atingir a aviação russa” e recuou as tropas “para evitar o derramamento de sangue de soldados russos”.

Mesmo com a recuada, Prigojin continua a criticar duramente as forças armadas russas. Ele alega que os mercenários do Wagner conseguiriam bloquear “todas as unidades militares” do país e os aeródromos pelo caminho.