sexta-feira, 23 de junho de 2023

Executivos do Google prestam depoimento à Polícia Federal e negam manipulação contra PL das Fake News


 













Executivos do Google negaram em depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (21) ter manipulado dados para promover campanha contra o projeto que diz ser para combater notícias falsas e pressionar parlamentares a votarem contra a proposta. Na oposição, a proposta é chamada de PL da Censura.

A PF ouviu depoimentos de Marcelo Lacerda e Fabio Coelho, responsáveis pela área de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google e diretor-geral da empresa, respectivamente.

Lacerda afirmou que o objetivo da campanha era fomentar a participação da população no debate e que a Google não realizou interferência nos resultados de busca. Coelho reforçou que a empresa é aberta ao diálogo e não é contra a regulamentação.

A PF ainda vai ouvir o depoimento de representantes do Telegram. O inquérito foi aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) após uma notícia-crime do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que as duas empresas têm realizado “contundente e abusiva” ação contra a aprovação do Projeto de Lei n. 2.630/2020.

A Polícia Federal solicitou ao Supremo uma extensão do prazo para finalizar as investigações.

Diário do Poder.