sexta-feira, 23 de junho de 2023

Biden compara Xi Jinping a “ditadores”; China reage e diz que frase é “provocação política”


 











O presidente Joe Biden comparou o presidente chinês Xi Jinping a “ditadores” durante uma arrecadação de fundos na Califórnia na noite de terça-feira (20), enquanto falava sobre o suposto balão espião chinês que foi abatido no espaço aéreo dos EUA neste ano.

“A razão pela qual Xi Jinping ficou muito chateado quando derrubei aquele balão com duas caixas cheias de equipamento de espionagem é que ele não sabia que estava lá”, disse Biden.

“Isso é um grande constrangimento para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu. Isso não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado do curso”, acrescentou.

A China reagiu na quarta-feira (20) e disse que os comentários eram absurdos e uma provocação, em uma briga imprevista imediatamente após os esforços de ambos os lados para reduzir as tensões.

Os comentários aparentemente fora da mensagem do presidente ocorrem em um momento particularmente tenso nas relações EUA-China.

O principal diplomata de Washington, Anotny Blinken, disse na segunda-feira (19) que os EUA e a China fizeram “progressos” para trazer as relações de volta aos trilhos, com os dois lados concordando com a necessidade de “estabilizar” seu relacionamento bilateral.

A CNN entrou em contato com a Casa Branca sobre o comentário do presidente..

CNN.