sábado, 24 de junho de 2023

Lula é decepção e falso amigo do Ocidente, diz jornal francês


 











O jornal francês Liberátion colocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capa de sua edição desta sexta-feira (23.jun) com o título “Lula, a decepção” e com alegações de que o mandatário seria um “falso amigo do ocidente”.

A crítica se dá especialmente pelos posicionamentos do petista frente à guerra na Ucrânia. “O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, diz o jornal.

O convite a Nicolás Maduro para participar de uma reunião de presidentes da América do Sul em Brasília também foi visto com maus olhos. A publicação questiona se Lula não tem conhecimento dos abusos cometidos na “República Bolivariana do Autoritarismo”.

A publicação afirmou que, no cenário internacional, Lula era esperado como um “messias”, mas tratava-se de uma miragem ou uma imagem embaçada. As dificuldades do presidente brasileiro com o Congresso também não passam despercebidas.

Segundo o Liberátion, o petista está com as “mãos atadas pelo Congresso”. “A verdadeira guerra que ele enfrenta ocorre no Congresso e não em Bakhmut [na Ucrânia]”, disse o articulista do Poder360 Thomas Traumann ao jornal.

Poder360